Muitas instituições, governos e empresas estão a tirar partido das vantagens que este serviço oferece:
- Melhor desempenho da rede: O peering de rede ajuda a reduzir a latência e melhora o desempenho geral da rede, proporcionando a troca direta de tráfego entre redes.
- Maior redundância: O peering permite uma distribuição de tráfego mais eficiente e redundância, uma vez que o tráfego pode ser encaminhado através de várias redes em caso de falha de uma ligação.
- Redução de custos: O peering de rede pode ajudar a reduzir os custos associados ao pagamento de serviços de trânsito dos ISPs.
- Maior escalabilidade: O peering permite um escalonamento mais eficiente das redes, uma vez que as ligações ISP podem ser partilhadas por várias redes.
- Maior segurança: Ao estabelecerem pares com redes de confiança, as organizações podem ter acesso a melhores soluções de segurança, como a proteção DDoS partilhada.
Peering e Pontos de Troca de Tráfego Internet (IXP)
Os IXP desempenham um papel vital ao dar às empresas a capacidade de partilhar as suas redes e recursos. Ao estarem presentes numa localização IXP, as empresas podem encurtar o seu caminho para o trânsito proveniente de outras redes participantes, reduzindo assim a latência, melhorando o tempo de ida e volta e reduzindo potencialmente os custos. As ligações a estes nós podem ser efectuadas através de redes públicas ou privadas – dependendo dos requisitos da entidade ou empresa que utiliza este serviço. Quando são partilhadas grandes quantidades de dados, existem opções de colocação dentro destes ISP ou o número crescente de ligações a centros de dados atualmente disponíveis em muitos locais importantes do continente.