A Angola Cables vai apresentar no dia 19 deste mês, terça-feira, a partir das 10 horas, a palestra internacional sobre “Sobreviver a ciberataques em Angola – Uma decisão urgente”, no auditório da FILDA em Luanda.
De acordo com a nota da organização, que cita estudo Cloudflare DDoS report of 2022, a segurança de dados representa hoje uma das principais ameaças a nível mundial, sendo Angola o segundo país com mais ataques cibernéticos a nível de África, gerando impactos negativos na ordem dos dois mil milhões de dólares para as PMEs e o segmento corporativo.
O evento vai contar com a participação da especialista internacional em cibersegurança Yara Lacerda, que apresentará soluções desenvolvidas para combater de forma eficaz e em tempo real os ataques cibernéticos.
Tendo em conta a vulnerabilidade a que várias instituições estão sujeitas, a Angola Cables apresenta a solução Shields2Africa, contra-ataques cibernéticos DDoS (ataque distribuído de negação de serviço), que funciona como um escudo distribuído, com automatismos capazes de detectar, reportar e mitigar em tempo real ataques cibernéticos à escala global, com suporte a inteligência artificial (AI) o mais próximo possível da origem do ataque.
Para Ângelo Gama, CEO da Angola Cables, a FILDA é uma boa oportunidade para trazer a Angola um especialista da Cloudflare em cibersegurança, tendo em conta que, sendo parceira da companhia que dirige, a Cloudflare é uma das maiores empresas de segurança de dados mundial. No entanto, o evento, na FILDA, será o espaço importante para abordar um problema relevante enfrentado diariamente pelas empresas em África e especialmente em Angola, no que concerne aos ataques cibernéticos e protecção de dados.
“Angola e África registam um aumento significativo de ataques DDoS, cada vez mais volumétricos e sofisticados nos sectores Financeiro, Governamental, Multimédia, Petróleo e Gás e Comércio Eletrónico. À medida que o cenário de ciberataques evolui, as empresas precisam proteger as suas redes e serviços proactivamente e de forma automática, e para isso podem contar com o suporte do Shields2Africa da Angola Cables, desenvolvido com a parceria da multinacional Cloudflare, uma das maiores especialistas em segurança de dados e ciberataques”, argumentou o gestor.
Com o lançamento desta nova solução de segurança, a Angola Cables fortalece o seu comprometimento em proteger as empresas angolanas de ataques cibernéticos que possam ter impacto nos seus negócios, conclui Ângelo Gama.
O evento tem já confirmada a participação de empresas dos segmentos institucional, financeiro, bancário, telecomunicações e gestores de PMEs.
Refira-se então que Yara Lacerda tem 12 anos de experiência em Tecnologia em empresas da fortune 500 como a Cloudflare, Apple, Box, Disney e Dell. Trabalha com software e produtos da Cloudflare para clientes de Mid-Market e Enterprise.
Acesso a notícia: https://www.ongoma.news/artigo/angola-cables-apresenta-palestra-sobre-sobreviver-a-ciberataques-em-angola-uma-decisao-urgente